avene logo
A revolução Comedoclastin™ - o que aprendemos nesse último ano? 
Webinar realizado no dia 20 de maio às 19h com o Dr. Marco Rocha

Perguntas e respostas

SOBRE ASPECTOS DA DOENÇA ACNE

Os principais fatores são a suscetibilidade individual (genética), andrógenos na puberdade (hipersecreção sebácea), diferenciação e proliferação dos queratinócitos localizados no istmo-folicular, mudança no microbioma cutâneo com aumento das cepas patogênicas de C. acnes e inflamação perifolicular.Outros fatores podem precipitar a acne ou mantê-la ativa como: fatores sebogênicos (IGF/IGF-R, PPAR ligands, AhR ligands), dieta hiperglicêmica, estresse, medicamentos entre outros.

SOBRE CONDUTAS TERAPÊUTICAS NA ACNE

Existem dois motivos que levam ao fracionamento da dose da espironolactona no tratamento da acne da mulher adulta. O primeiro diz respeito a meia-vida da droga, que é de 9 a 13 hs; por ter uma meia-vida curta, ao fracionar a dose, manteremos sua concentração plasmática mais estável durante 24 hs. O segundo motivo diz respeiro ao menor índice de efeitos colaterias quando a dose é fracionada. Não há interferência positiva ou negativa na libido com o fracionamento da dose.

Apesar da menor dose e da menor liberação plasmática de levonorgestrel no SIU Kyleena, ainda não há dados suficentes para a conclusão que ele causa uma frequência menor de acne, quando comparado ao Mirena. Nos estudos clíncos para sua liberação, a acne foi um efeito colateral comum desse novo dispositivo.

Atualmente prescrevo por pelo menos 6 meses e de acordo com a cura clínica. Quando ela é alcançada mantenho a droga na mesma dose por mais 60 dias.

Continuo acompanhando as pacientes que mantêm dose mínima de espironolactona com Cleanance Comedomed. Existe a possibilidade de tentar a suspensão da droga sistêmica mantendo o tópico, o que ainda não aconteceu para elas.

Utilizo metformina para casos de acne associado a SOP quando consigo constatar a presença de resistência periférica insulínica, calculando o HOMA-IR. Não utilizo de forma isolada mas associada aos outros tratamentos.

Dietas de baixo índice/carga glicêmica, associadas a frutas, legumes e peixes.

SOBRE O PRODUTO

O ativo foi testado em modelo de pele humana em ensaios pré-clínicos. Nos estudos clínicos, os voluntários recrutados eram portadores da doença, não gestantes e lactantes, não temos portanto estudos de segurança clínica nesta população. Assim deixamos a decisão de risco/benefício para o médico assistente.

A isotretinoína oral é geralmente prescrita como monoterapia antiacne.A prescrição concomitante de produtos dermocosméticos tem como objetivo melhorar a tolerabilidade do tratamento medicamentoso sistêmico. No caso do Cleanance Comedomed a decisao de seguir combinando ou não, fica mais uma vez nas mãos do médico assistente que deve avaliar a relação de risco de eventos colaterais/ beneficios. Alguns pacientes dos estudos clínicos do Prf. JH Saurat e sua equipe na Europa, fizeram tratamento concomitante à isotretinoína oral. Entretanto para fins de recomendação oficial do laboratório, não temos tempo de uso nem número de voluntários avaliados suficiente para garantir uma recomendação para o uso combinado.

O produto Cleanance Comedomed teve a sua eficácia clínica avaliada em estudos clínicos onde a posologia de uso recomendada é 2 x ao dia. Da mesma forma, não sabemos se o uso simultâneo do Cleanance Comedomed à tretinoína tópica ou ao ácido azelaico tópico pode interferir com a eficácia de um ou outro produto, pois não temos estudos de farmacocinética nestas circunstâncias. Assim recomendamos o uso em momentos diferentes do dia, levando em consideração o quadro clínico, a intensidade e a história prévia do paciente em relação à tolerabilidade e alergias a alguns dos componentes das fórmulas

O produto Cleanance Comedomed foi avaliado em estudos clinicos de longo prazo, em monoterapia, por períodos de até 6 meses, sem relato de eventos adversos moderados ou graves capazes de produzir uma suspensão do uso do produto. Assim a manutenção de uso do Cleanance Comedomed após a isotretinoína oral é segura mas deve ser avaliada e orientada pelo médico em cada caso isoladamente.

Nunca usei em acne neonatal. Em acne infantil tenho utilizado com bons resultados.

Atualmente não utilizo mais o Triacneal Expert, apenas o Cleanance Comedomed.

Para responder esta pergunta seriam necessários estudos comparativos, randomizados, duplo-cegos que não foram realizados.

O produto Cleanance Comedomed é um sérum fluido, leve, de rápida absorção que para garantir a sua eficácia deve ser utilizado 2 x dia. Sua formulação não impede a aplicação do produto antes do hidratante tópico regular e/ou make up do dia a dia. A escolha, entretanto, de um hidratante ou do make up adequados passa por uma boa avaliação das características cosméticas dos produtos. Deve-se evitar produtos que não sejam oil-free ou que contribuam para obstrução dos poros com consequente piora clínica da acne.

Sobre a Pierre Fabre

O Grupo Pierre Fabre, com 60 anos de expertise farmacêutica, inventor da dermocosmética, tem como missão cuidar da vida desenvolvendo soluções inovadoras inspiradas pelos consumidores para o bem-estar de cada um, da saúde à beleza. Estar próximo aos profissionais de saúde, os nossos parceiros de confiança em todos os lugares onde trabalhamos. Utilizar as plantas e a natureza como uma fonte contínua de inspiração, colaborando com pesquisadores em todo mundo e colocando a ética e o rigor farmacêutico no centro da nossa ação.

Acreditamos que cada vez que inovamos de forma a permitir que cada um viva melhor…
Cada vez que devolvemos à natureza o que ela nos dá de melhor…
Cada vez que partilhamos o fruto dos nossos esforços com aqueles e aquelas que trabalham e vivem ao nosso lado…
Cada vez que a Fundação Pierre Fabre melhora o acesso aos cuidados para os menos favorecidos…
Cada vez que cuidamos de uma única pessoa…

Tornamos o

Realização:

Desenvolvido e administrado por Visana.